A indústria da beleza é um dos setores que mais crescem no Brasil. Em 2002, só o setor de cosméticos registrou um faturamento de R$ 9,6 bilhões* (* Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos-Abihpec), que garantiu ao Brasil o quinto lugar entre os consumidores de cosméticos do planeta.
O crescimento do setor foi de 7,4% sobre 2001. Comparado com o crescimento negativo de 1,5% da indústria em geral, registrado no mesmo período, o setor se revela como de especial atratividade para novos investimentos e negócios.
O setor de Perfumaria, Produtos de Higiene Pessoal e Cosméticos (HPPC) vem sendo um impulsionador ativo do crescimento do Brasil na última década, tendo contribuído de formas diversas para o momento bastante positivo que vive hoje a economia nacional.
Apoiado por condições de mercado favoráveis, como o aumento da renda per capita, o crescimento da população, o aumento da expectativa de vida e a participação crescente da mulher no mercado de trabalho, o setor de HPPC teve um crescimento médio real de dois dígitos na última década, chegando a um volume total de negócios de R$27,3 bilhões em 2010. É um crescimento real que ultrapassa a evolução do PIB do país no mesmo período, e que torna o Brasil o terceiro maior mercado mundial para produtos do setor. Fonte: ABIHPEC.
O consumidor brasileiro de cosméticos busca um relacionamento com a personalidade da marca e com a pessoa do vendedor ou vendedora, o que ajuda a explicar o sucesso da venda direta. Não é por acaso que as maiores empresas do setor trabalham para transformar suas vendedoras em verdadeiras consultoras de beleza. A consumidora confia na vendedora. A informação sobre o produto é muitas vezes fator crítico na venda, devido às grandes mudanças nas linhas do produto. Fonte: Valor
O consumidor brasileiro de cosméticos busca um relacionamento com a personalidade da marca e com a pessoa do vendedor ou vendedora, o que ajuda a explicar o sucesso da venda direta. Não é por acaso que as maiores empresas do setor trabalham para transformar suas vendedoras em verdadeiras consultoras de beleza. A consumidora confia na vendedora. A informação sobre o produto é muitas vezes fator crítico na venda, devido às grandes mudanças nas linhas do produto. Fonte: Valor